O Surf Casting consiste em lançar a sua linha à beira-mar junto às ondas da praia. É uma técnica que permite pescar robalo, linguado, pregado e outras maravilhas costeiras, como a dourada. 

São necessários equipamentos muito específicos que devem ser perfeitamente adequados às condições de pesca. 


COMO COMEÇAR COM O SURF CASTING ?

Aqui vão algumas dicas para te ajudar a começar o surf casting nas melhores condições para que comece a tirar partido deste tipo de pesca rapidamente.


HASTES: OBTENHA ALGUMA ALTURA

De um modo geral, as hastes utilizadas para o surf casting têm entre 4 e 5 m de comprimento para manter a linha acima das ondas. 

Para começar, é melhor não ultrapassar os 4,5 m porque, além disso, o manuseamento é mais técnico. 

A vara também deve ser forte o suficiente para impulsionar cordames pesados ​​ou iscas volumosas. Uma haste de ação rápida será mais sensível ao toque e menos reativa ao movimento das ondas.

Uma haste com um peso de fundição de 100 gr - 200 gr será a sua melhor amiga para enfrentar todas as situações.


CARRETEL: GRANDE VOLUME E RESISTÊNCIA

À beira-mar os elementos podem ser hostis aos ventos do mar, maresia e chuva. As bobinas de fundição de surf devem ser resistentes o suficiente para não se separarem da haste no meio do movimento. 

A outra característica específica de um carretel de fundição de surf é o carretel de "fundição longa" também conhecido como de grande volume (300 m - 400 m) para fundição de longa distância. 

Esta grande reserva de linha pode revelar-se preciosa quando um peixe recorde faz uma grande corrida.

Os pescadores de carpa podem usar os seus molinetes para o surf casting, desde que enxaguem cuidadosamente o molinete em água doce e secarem-no todas as vezes que o usarem no mar.

Um carretel de 300m de fio de nylon 40/100 é o adequado para encher o carretel.


SUPORTE DE HASTE: ESPIGÃO OU TRIPÉ?

Este é um acessório indispensável para todas as viagens de surf casting. Um suporte significa que você pode configurar a sua vara corretamente de frente para o mar, de modo que possa manter a linha esticada acima das ondas. 

Você pode usar um tripé ou uma ponta de areia como suporte de haste. Os espigões cravam-se facilmente no solo para que você possa montar a sua vara rapidamente. São o suporte ideal para mudar rapidamente o seu local de pesca.

Os tripés são adequados para praias de calhau ou no Mediterrâneo, onde a falta de maré impede que você mova o seu equipamento durante a pesca.


AFUNDADORES: UMA QUESTÃO ATUAL

Afundadores significam que você pode impulsionar o seu equipamento e mantê-lo no fundo. Existem vários tipos de chumbadas, dependendo da força da corrente e do vento: 

  • - O tiro de chumbo é adequado para condições calmas porque não fica preso no fundo. É ideal para fundos lamacentos.
  • - As chumbadas da estrela pegam em fundos arenosos. Elas também podem ser usadas ​​quando faz vento ou com correntes médias.
  • - Chumbadores com hastes de metal são usados ​​principalmente no Mediterrâneo para fundição precisa com uma plataforma de auto-engate.
  • - Chumbadas separáveis ​​seguram-se firmemente no fundo para fixar a linha quando as ondas são grandes ou com correntes fortes.
Cada tipo de chumbada está disponível em vários pesos. 110 gr é um peso versátil para iniciar o surf casting.

Se você deseja viajar com pouca bagagem à beira-mar, as chumbadas modulares são perfeitamente adequadas. Eles significam que você pode alterar o peso da chumbada fácil e rapidamente, sem ter que cortar o cordame. 


MONTAGENS: MANTENHA SIMPLES PARA COMEÇAR

Existem tantos equipamentos quanto pescadores. Com o tempo e experiência, você poderá descobrir qual deles se adapta melhor ao seu tipo de pesca.

Para começar, existem conjuntos reunidos e prontos para serem colocados. Esta solução é a mais adequada para começar.


ISCA: COMO ATRAIR PEIXE?

Existem muitas iscas muito eficazes ao longo da nossa costa. Minhocas são iscas versáteis e eficazes para predadores do mar e outros peixes chatos, mas não são seletivas se você procura peixes-recordes. 

Os peixes pequenos, como a galeota, são uma isca perfeita para a pesca de grandes predadores do mar, como o robalo.

Os cefalópodes (polvos, lulas, chocos, etc.) são irresistíveis para os grandes predadores do mar. Muitos pescadores consideram ser a melhor isca para o surf casting.

Agora você tem todas as informações de que precisa para escolher o seu equipamento de surf casting com eficácia.

Resta-nos passar ao lado prático para progredir e descobrir todos os tesouros e prazeres que este tipo de pesca nos oferece.